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Rodovia do Xisto, 0 - CentroTerreno Rural e industrial, aproximadamente 2.000 metros de frente para a Rodovia, com 17 alqueires, ou 42 hectares , 420.000m² , composta de várias Matrículas. Terreno cercado, plano e limpo. Valores sujeito a alterações, sem prévio aviso. A Lapa é uma das cidades mais antigas do Paraná, a 70 km da capital, na região dos Campos Gerais. O município, que retrata o Brasil do século XIX, teve sua origem com a passada dos tropeiros na região, os quais foram muito importantes para a economia do país. Antes mesmo das construções de rodovias e ferrovias, além de serem transportadores, eram comerciantes. Essa época foi registrada por Poty Lazzaroto com o Monumento ao Tropeiro, no mural de entrada da cidade. No Centro Histórico, existem marcas nas ruas e residências do bairro que lembram um episódio da trajetória política brasileira: o Cerco da Lapa. Foi uma batalha que teve um papel importante na história do Brasil, a qual teve 26 dias de duração. A Lapa foi uma das responsáveis pelo fim da Revolução Federalista, em 1894. A missão dos lapeanos foi frear o avanço dos sulistas maragatos, comandados pelo general Gumercindo Saraiva, que já haviam tomado Curitiba. O exército local era formado, em sua maioria, por civis. A organização dos pica-paus garantiu a vitória sobre os Maragatos. A principal atividade econômica da Lapa é a agropecuária. Cerca de 60% da população vive no meio urbano. Por conta da cultura e paisagens deslumbrantes, o turismo histórico, religioso e rural tem grande potencial. O município é reconhecido pela preservação arquitetônica, que serve de cenário para uma volta ao passado. É uma cidade tranquila, cheia de histórias para contar PASSEIOS: Gruta do Monge Segundo a história que contam, o monge João Maria D’Agostinis viveu numa gruta na montanha com formações rochosas. O local virou ponto de peregrinação com valor místico. “São João Maria”, como era conhecido, se dedicava ao estudo das plantas da região, medicava enfermos, fazia profecias e orações. Por isso, o local, que faz parte do Parque Estadual do Monge, é procurado por pessoas que buscam a cura para seus males. Além de João Maria, os registros apontam que dois monges frequentaram a região e faziam previsões. Diz a lenda que os três faziam previsões. Há, também, quem diga enxergar a imagem de uma santa na fenda na pedra que serviu de abrigo ao monge João Maria – conhecida como Pedra Partida. Theatro São João O espaço, que tem a fachada amarela e o interior feito de madeira, funciona até os dias de hoje. O Theatro recebeu a visita do papa Dom Pedro II e da imperatriz Thereza Christina, que estiveram na Lapa em 1880. Museu Histórico O museu encontra-se ao lado do Theatro São João. Lá, estão gravuras e peças raras que relembram o combate Cerco da Lapa, como objetos pessoais do General Carneiro, espadas, roupas dos republicanos etc. Igreja de Santo Antônio A construção da igreja é típica do período colonial, com a fachada característica da época, concluída em 1784. A Igreja Matriz de Santo Antônio faz parte do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional. Casa da Memória Conhecida também como a Casa dos Cavalinhos. Construída em 1888, o espaço abriga livros raros trazidos por lapeanos que estudaram fora do Brasil. A casa é decorada com nuvens nas paredes e, cavalos alados que enfeitam a fachada. Panteon dos Heroes Canhões e fachada imponente marcam o Panteon dos Heroes. O local abriga restos mortais de heróis lapeanos, que faleceram no Cerco da Lapa. Casa Lacerda Um dos principais pontos para visitação é a Casa Lacerda, museu federal, localizada em frente ao Panteon dos Heroes. Para quem quer conhecer como era um lar de uma família abastada do Século XIX, é uma ótima opção. A mobília e decoração de todos os ambientes são originais da época. Museu das Armas Foi a primeira cadeia da cidade, que abriga a Câmara dos Vereadores e foi transformada em um museu. Lá, encontram-se as munições, canhões, fuzis, balas, coleções de equipamentos utilizados na Revolução Federalista e outras guerras. Santuário de São Benedito É o maior santuário dedicado ao santo em todo o mundo. Tem uma arquitetura maravilhosa. Vale a pena conhecer! COMO CHEGAR: Saindo de Curitiba, a maneira mais simples de chegar a Lapa é pela BR-476, a Rodovia do Xisto, por Araucária. Está a 65 km da capital. A rodovia é pedagiada. ONDE FICAR: Opções de hospedagem é que não falta na cidade! Tem SPA conceituado, hotéis e pousadas para todos os tipos de gostos. GASTRONOMIA: A culinária lapeana é maravilhosa! Lá, tem diversos restaurantes charmosos que servem comida tropeira, que é a especialidade da região. No cardápio tem quirera tropeira, paçoca de charque e torresmo, ovo frito, arroz, virado tropeiro, e também a famosa coxinha de farofa. EDUCAÇÃO: Faculdade Educacional da Lapa (Fael) SAÚDE: Hospital Regional São Sebastião (Sanatório) Localizado na extremidade norte da cidade, é um hospital público sob a jurisdição do Governo do Estado do Paraná, fundado em 30 de outubro de 1927 e, inicialmente se destinava a tratar exclusivamente portadores de tuberculose. Dentre as unidades de saúde do município, é a única unidade hospitalar, dispondo de alguns leitos de clínica médica. Em dezembro de 2020, o hospital passou a integrar o Complexo Hospitalar do Trabalhador de Curitiba, tornando-se hospital de referência no tratamento da SARS-CoV-2 contando com leitos de UTI e enfermaria. ECONOMIA: Lapa está localizada a 64 quilômetros de Curitiba, 160 km do Porto de Paranaguá. A BR-476 que passa em meio a cidade (assumida por uma concessionária) é a principal Rota do Mercosul, ligando as regiões Sudoeste do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e países da América do Sul. A Lapa tem um clima e solo para o cultivo de vários produtos agrícolas, a saber, da economia do município. Soja, milho, feijão, batata, fruticultura, são algumas das culturas desenvolvidas. Existe ainda a agricultura orgânica que vem desenvolvendo a cada dia e ampliando mercado. Detém hoje uma das maiores áreas plantadas de frutas de caroço do Paraná. Pêssego, ameixa e nectarina próprias para o abastecimento de empresas que fabricam doces, sucos, geleias e produtos afins A pecuária também possui papel preponderante na economia da Lapa. O Núcleo Leiteiro conhecido como Projeto de Assentamento, que desde 1991 é denominado "a Reforma Agrária que deu certo" é um polo na produção de leite. Toda produção lapiana além de ajudar no abastecimento de Curitiba e região metropolitana, serve às cooperativas de laticínios para produção de queijos, iogurtes e bebidas lácteas. Já a avicultura abastece uma indústria alimentícia de grande porte e seus produtos são distribuídos no Brasil e exportados para vários países. Vários empreendimentos já foram instalados, entre outros: a Naturalat, Café da Lapa e Mega Placas. O município já possuiu também duas pedreiras, porém atualmente ambas se encontram desativadas. FONTE: https://www.viajeparana.com/Lapa https://pt.wikipedia.org/wiki/Lapa_(Paran%C3%A1)Lapa - PRTerreno Rural e industrial, aproximadamente 2.000 metros de frente para a Rodovia, com 17 alqueires, ou 42 hectares , 420.000m² , composta de várias Matrículas. Terreno cercado, plano e limpo. Valores sujeito a alterações, sem prévio aviso. A Lapa é uma das cidades mais antigas do Paraná, a 70 km da capital, na região dos Campos Gerais. O município, que retrata o Brasil do século XIX, teve sua origem com a passada dos tropeiros na região, os quais foram muito importantes para a economia do país. Antes mesmo das construções de rodovias e ferrovias, além de serem transportadores, eram comerciantes. Essa época foi registrada por Poty Lazzaroto com o Monumento ao Tropeiro, no mural de entrada da cidade. No Centro Histórico, existem marcas nas ruas e residências do bairro que lembram um episódio da trajetória política brasileira: o Cerco da Lapa. Foi uma batalha que teve um papel importante na história do Brasil, a qual teve 26 dias de duração. A Lapa foi uma das responsáveis pelo fim da Revolução Federalista, em 1894. A missão dos lapeanos foi frear o avanço dos sulistas maragatos, comandados pelo general Gumercindo Saraiva, que já haviam tomado Curitiba. O exército local era formado, em sua maioria, por civis. A organização dos pica-paus garantiu a vitória sobre os Maragatos. A principal atividade econômica da Lapa é a agropecuária. Cerca de 60% da população vive no meio urbano. Por conta da cultura e paisagens deslumbrantes, o turismo histórico, religioso e rural tem grande potencial. O município é reconhecido pela preservação arquitetônica, que serve de cenário para uma volta ao passado. É uma cidade tranquila, cheia de histórias para contar PASSEIOS: Gruta do Monge Segundo a história que contam, o monge João Maria D’Agostinis viveu numa gruta na montanha com formações rochosas. O local virou ponto de peregrinação com valor místico. “São João Maria”, como era conhecido, se dedicava ao estudo das plantas da região, medicava enfermos, fazia profecias e orações. Por isso, o local, que faz parte do Parque Estadual do Monge, é procurado por pessoas que buscam a cura para seus males. Além de João Maria, os registros apontam que dois monges frequentaram a região e faziam previsões. Diz a lenda que os três faziam previsões. Há, também, quem diga enxergar a imagem de uma santa na fenda na pedra que serviu de abrigo ao monge João Maria – conhecida como Pedra Partida. Theatro São João O espaço, que tem a fachada amarela e o interior feito de madeira, funciona até os dias de hoje. O Theatro recebeu a visita do papa Dom Pedro II e da imperatriz Thereza Christina, que estiveram na Lapa em 1880. Museu Histórico O museu encontra-se ao lado do Theatro São João. Lá, estão gravuras e peças raras que relembram o combate Cerco da Lapa, como objetos pessoais do General Carneiro, espadas, roupas dos republicanos etc. Igreja de Santo Antônio A construção da igreja é típica do período colonial, com a fachada característica da época, concluída em 1784. A Igreja Matriz de Santo Antônio faz parte do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional. Casa da Memória Conhecida também como a Casa dos Cavalinhos. Construída em 1888, o espaço abriga livros raros trazidos por lapeanos que estudaram fora do Brasil. A casa é decorada com nuvens nas paredes e, cavalos alados que enfeitam a fachada. Panteon dos Heroes Canhões e fachada imponente marcam o Panteon dos Heroes. O local abriga restos mortais de heróis lapeanos, que faleceram no Cerco da Lapa. Casa Lacerda Um dos principais pontos para visitação é a Casa Lacerda, museu federal, localizada em frente ao Panteon dos Heroes. Para quem quer conhecer como era um lar de uma família abastada do Século XIX, é uma ótima opção. A mobília e decoração de todos os ambientes são originais da época. Museu das Armas Foi a primeira cadeia da cidade, que abriga a Câmara dos Vereadores e foi transformada em um museu. Lá, encontram-se as munições, canhões, fuzis, balas, coleções de equipamentos utilizados na Revolução Federalista e outras guerras. Santuário de São Benedito É o maior santuário dedicado ao santo em todo o mundo. Tem uma arquitetura maravilhosa. Vale a pena conhecer! COMO CHEGAR: Saindo de Curitiba, a maneira mais simples de chegar a Lapa é pela BR-476, a Rodovia do Xisto, por Araucária. Está a 65 km da capital. A rodovia é pedagiada. ONDE FICAR: Opções de hospedagem é que não falta na cidade! Tem SPA conceituado, hotéis e pousadas para todos os tipos de gostos. GASTRONOMIA: A culinária lapeana é maravilhosa! Lá, tem diversos restaurantes charmosos que servem comida tropeira, que é a especialidade da região. No cardápio tem quirera tropeira, paçoca de charque e torresmo, ovo frito, arroz, virado tropeiro, e também a famosa coxinha de farofa. EDUCAÇÃO: Faculdade Educacional da Lapa (Fael) SAÚDE: Hospital Regional São Sebastião (Sanatório) Localizado na extremidade norte da cidade, é um hospital público sob a jurisdição do Governo do Estado do Paraná, fundado em 30 de outubro de 1927 e, inicialmente se destinava a tratar exclusivamente portadores de tuberculose. Dentre as unidades de saúde do município, é a única unidade hospitalar, dispondo de alguns leitos de clínica médica. Em dezembro de 2020, o hospital passou a integrar o Complexo Hospitalar do Trabalhador de Curitiba, tornando-se hospital de referência no tratamento da SARS-CoV-2 contando com leitos de UTI e enfermaria. ECONOMIA: Lapa está localizada a 64 quilômetros de Curitiba, 160 km do Porto de Paranaguá. A BR-476 que passa em meio a cidade (assumida por uma concessionária) é a principal Rota do Mercosul, ligando as regiões Sudoeste do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e países da América do Sul. A Lapa tem um clima e solo para o cultivo de vários produtos agrícolas, a saber, da economia do município. Soja, milho, feijão, batata, fruticultura, são algumas das culturas desenvolvidas. Existe ainda a agricultura orgânica que vem desenvolvendo a cada dia e ampliando mercado. Detém hoje uma das maiores áreas plantadas de frutas de caroço do Paraná. Pêssego, ameixa e nectarina próprias para o abastecimento de empresas que fabricam doces, sucos, geleias e produtos afins A pecuária também possui papel preponderante na economia da Lapa. O Núcleo Leiteiro conhecido como Projeto de Assentamento, que desde 1991 é denominado "a Reforma Agrária que deu certo" é um polo na produção de leite. Toda produção lapiana além de ajudar no abastecimento de Curitiba e região metropolitana, serve às cooperativas de laticínios para produção de queijos, iogurtes e bebidas lácteas. Já a avicultura abastece uma indústria alimentícia de grande porte e seus produtos são distribuídos no Brasil e exportados para vários países. Vários empreendimentos já foram instalados, entre outros: a Naturalat, Café da Lapa e Mega Placas. O município já possuiu também duas pedreiras, porém atualmente ambas se encontram desativadas. FONTE: https://www.viajeparana.com/Lapa https://pt.wikipedia.org/wiki/Lapa_(Paran%C3%A1)
BR-PR-151, 0 - Zona CentralVenda do imóvel e business. Único frigorífico suíno da região, alto faturamento anual , produtos de alta qualidade , ativo , Tem todas as licenças ambientais, ADAPAR, estadual, alvará. SIP Paraná, poderá alterar para SISBIC Federal. Indústria em funcionamento; terraplanagem para o abatedouro, com todas as licença em dia.. Faturamento., lucros e demais informações mediante a cadastro. Estrutura do Frigorífico Sala Dessossa Mesas grandes 1 Descouradeira Ibrasmak 1 Serra fita grande 1 Câmera fria ossos Capacidade 8 mil quilos de ossos 1 Câmara Fria Carcaça Capacidade 150 suínos, com trilhos com carretilhas, duas máquinas de resfriamento. 1 Esterilizador Facas 1 Bomba Lagagem 3 Estágios Sala Máquinas 1 Refinadora Massa Kuter Ibrasmak 1 Moedor 130 Incomaf 3 Elevador de Carrinhos Incomaf 1 Câmera Fria Salga 1 Ar condicionado 1 Balança Grande Cap. 300kg Sala Produção 1 Misturador 400 litros Incomaf 1 Ensacadeira Hatmann 1 Clipadora Jbt Multivac 1 Ar Condicionado Sala Tempero 1 mesa pequena 1 Balança Pequena 3 Prateleiras de Concreto Câmera fria de Congelamento Câmera fria Produtos Prontos 1 Esterilizador Facas Sala Caixas Limpas Sala Painel câmera frias e Almoxarifado Sala Lavagem Bacias e Caixas 1 Bomba 6 Estágios com Mangueiras 1 Bomba e Estágios com Mangueiras 25 Carrinhos de Inox Para Massas capacidade 200kg, Padrão Zeus Sala Cozimento 2 Tachos de Ferro 250 Litros cada Sala Varais 2 Varal Fixo; 1 Estufa Cozimento Defumação Capacidade 6 carrinhos 12 Defumadores 20 Carrinhos Para Produtos Para Defumar Varal 400 Varas de Alumínio 1 Sala Expedição 1 Mesa Grande 1 Embaladora Multivak Dupla câmera 1 Balança Grande Capacidade 300kg 1 Balança Pequena 1 Bomba para lavar Sala Rótulos 9 Prateleiras de Concreto 1 Datadoura 1 Câmara Fria Expedição Tem 1 Compressor Grande 1 Secador de Ar 1 Boiler Reservatório Água Quente 1000 litros 5 Caixas de Água em Cima do Frigorífico Cap. 1000 litros cada 1 Caixa 5000 litros Externa 2 Reservatório de Água 4000 litros cada 1 Reservatório 1000 litros Luz trifásica Padrão 200 = Trifásica 220w Estruturas 2 Banheiros com Vaso e divisão Chuveiro 1 Sala de Tripa 2 Vestiários 1 Lavanderia Completa 1 Almoxarifado Completo 1 Refeitório 50 pessoas, mesas e cadeiras Escritório com duas Salas e Banheiro Escritório com Ar Condicionado Mesas e Um computador e Impressora 4 Canil Área Frigorífico toda Monitorada por câmeras e alarme. Valores e disponibilidade sujeitos a alterações sem prévio aviso. O povoado de São Mateus do Sul surgiu como pouso e setor de apoio às bandeiras militares lançadas pelo governador da capitania de São Paulo, Dom Luiz de Souza Botelho e Mourão, visando a conquista de Guarapuava. Foi o Tenente Bruno da Costa Filgueiras, chefe da Quarta Expedição, com 25 homens, que se destinava a Tibagi, quem primeiro pisou nas terras de São Mateus do Sul, em 1769. O primeiro assentamento humano estabelecido nessas terras foi constituído em 1877. Posteriormente tentou-se formar uma colônia de imigrantes espanhóis que, por não se adaptarem à região, dispersaram-se, à exceção de alguns poucos remanescentes. Em 1855, chegaram os alemães, atraídos pela notícia da existência de petróleo na região, entre eles Rudolph Wolff e Gustavo Frederico Thenius. Inicialmente, a colônia recebeu o nome de Porto Santa Maria, em homenagem à protetora das esposas e filhos dos fundadores. Mais tarde, foi denominada Maria Augusta, em honra à esposa do engenheiro-chefe José Carvalho Sobrinho, um dos administradores da nova colônia. Finalmente, recebeu o nome de São Mateus. Em 1890, chefiados por Sebastião Edmundo Woss Saporski, chegaram os poloneses, em número de 2000 famílias, estabelecendo-se nas colônias Iguaçu, Canoas, Cachoeira, Taquaral, Água Branca e Rio Claro (hoje município de Mallet). No início a economia da colônia baseava-se na agricultura e no extrativismo, principalmente da madeira e erva-mate, principais riquezas da região. Com o advento da navegação a vapor no Rio Iguaçu, São Mateus transformou-se no mais importante porto e centro comercial da região e tornou-se município pela lei 763 do dia 2 de abril de 1908, sendo instalado oficialmente em 21 de setembro do mesmo ano. Em 1909 foi constituído em Termo Judiciário e, em 1912, em Cabeça de Comarca, sendo a sua sede elevada à categoria de cidade. A partir de 1943, por decreto estadual, o município passou a chamar-se São Mateus do Sul. Com o final do ciclo da navegação do Rio Iguaçu, nos anos 1950, iniciou-se um período de estagnação econômica que atingiu toda a região sul. A retomada do crescimento ocorreu no final da década de 1960, quando a Petrobrás decidiu implantar uma usina experimental para o aproveitamento do xisto existente no município. Com a exploração industrial desse minério, São Mateus do Sul recebeu um grande impulso em seu desenvolvimento industrial. O município conta hoje com mais de 40 mil habitantes, a maioria descendente dos imigrantes poloneses do século XIX, sendo um dos 40 municípios mais populosos do estado. Economia Situado ao sul do estado, distante 140 quilômetros da capital Curitiba, o município de São Mateus do Sul destaca-se na área industrial, pela usina de xisto da Petrobrás, uma inesgotável fonte de insumos energéticos e matérias primas (óleo, nafta, gás industrial e enxofre) para os mais diversos setores da indústria e pela produção de revestimentos cerâmicos de alta qualidade, produzidos pela Incepa. O município conta hoje com cerca de 100 indústrias nos mais diversos ramos. A indústria ervateira é outra atividade de destaque,[6][7] demonstrando o interesse do mercado na erva-mate (utilizada principalmente para chás e chimarrão) do município, que é considerado um dos maiores produtores brasileiros, com 50% de sua área de florestas e ervais nativos ainda preservados. As empresas de maior destaque são: Baldo S/A, Vier, Elizabeth, Maracanã, São Mateus e Rei Verde. São Mateus do Sul é o município com o maior volume de erva-mate extrativa, concentrando 17,8% do total nacional.[7][6] A produção no município atingiu aproximadamente 70 mil toneladas de erva-mate e gerou um valor de 100,5 milhões de reais em 2017.[8] Só a produção concentrada no município de São Mateus do Sul supera toda a produção do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.[6] A erva-mate cultivada na região de São Mateus do Sul possui reconhecimento de indicação de procedência, com critérios de qualidade específicos, que levam em consideração a genética, o cultivo, a produção e todo o processamento.[9][10][11] A produção agropecuária também tem uma importante participação na economia do município, registrando-se 6.300 propriedades no território municipal que é de 1340 km2. A produção agropecuária do Município ocupa o 23º lugar no ranking estadual, segundo dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB). Destacam-se como principais produtos: batata, milho, feijão, erva-mate, soja e fumo. Suínos, bovinos e aves e seus derivados também apresentam crescimento. São Mateus do Sul destaca-se pela forte contribuição à arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estadual ocupando a 19ª posição entre os 399 municípios, tendo atualmente a atividade econômica dividida em 40% relativos à agricultura e serviços e 60% relativos à indústria. A vocação turística deriva das raízes culturais na imigração europeia de predominância polonesa, da memória do ciclo da navegação fluvial, da existência de rios e lagos e, nos seguimentos executivo e técnico, dos negócios e tecnologias ligados ao xisto. O município é detentor de Selo Turístico conferido pela EMBRATUR. Transporte O município de São Mateus do Sul é servido pelas seguintes rodovias:[12] BR-476, que liga Curitiba a Porto União (BR-153) PR-364, que liga a cidade ao município de Irati PR-281, que liga a cidade ao município de Mallet PR-151, que liga a Palmeira e a Três Barras (Santa Catarina) Geografia São Mateus do Sul tem uma área de 1.342,633 km², tendo sua população estimada em mais de 40 mil habitantes. Estima-se que a maioria, cerca de 58% vivem na sede urbana e 42% na área rural, distribuídos em cerca de 5 mil pequenas propriedades. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o município possuiu mais de 29 mil eleitores. São Mateus do Sul faz limites com as cidades de Antonio Olinto, São João do Triunfo, Mallet, Paulo Frontin, Rebouças e Rio Azul, no estado do Paraná; e com Canoinhas e Três Barras, no estado de Santa Catarina. A água é abundante no município, cortado pelos rios Iguaçu e Potinga, e banhado ao sul pelo Negro, na fronteira com Santa Catarina. O clima do município é descrito como subtropical úmido mesotérmico, tendo seus verões frescos, invernos com ocorrência de geadas severas e frequentes. A área do município é coberta ainda em mais de 50%, por vegetação original da mata atlântica. A sede do município está a uma distância de 150 km de Curitiba, 120 km de Ponta Grossa, 90 km de União da Vitória e 240 km do Porto de Paranaguá.São João do Triunfo - PRVenda do imóvel e business. Único frigorífico suíno da região, alto faturamento anual , produtos de alta qualidade , ativo , Tem todas as licenças ambientais, ADAPAR, estadual, alvará. SIP Paraná, poderá alterar para SISBIC Federal. Indústria em funcionamento; terraplanagem para o abatedouro, com todas as licença em dia.. Faturamento., lucros e demais informações mediante a cadastro. Estrutura do Frigorífico Sala Dessossa Mesas grandes 1 Descouradeira Ibrasmak 1 Serra fita grande 1 Câmera fria ossos Capacidade 8 mil quilos de ossos 1 Câmara Fria Carcaça Capacidade 150 suínos, com trilhos com carretilhas, duas máquinas de resfriamento. 1 Esterilizador Facas 1 Bomba Lagagem 3 Estágios Sala Máquinas 1 Refinadora Massa Kuter Ibrasmak 1 Moedor 130 Incomaf 3 Elevador de Carrinhos Incomaf 1 Câmera Fria Salga 1 Ar condicionado 1 Balança Grande Cap. 300kg Sala Produção 1 Misturador 400 litros Incomaf 1 Ensacadeira Hatmann 1 Clipadora Jbt Multivac 1 Ar Condicionado Sala Tempero 1 mesa pequena 1 Balança Pequena 3 Prateleiras de Concreto Câmera fria de Congelamento Câmera fria Produtos Prontos 1 Esterilizador Facas Sala Caixas Limpas Sala Painel câmera frias e Almoxarifado Sala Lavagem Bacias e Caixas 1 Bomba 6 Estágios com Mangueiras 1 Bomba e Estágios com Mangueiras 25 Carrinhos de Inox Para Massas capacidade 200kg, Padrão Zeus Sala Cozimento 2 Tachos de Ferro 250 Litros cada Sala Varais 2 Varal Fixo; 1 Estufa Cozimento Defumação Capacidade 6 carrinhos 12 Defumadores 20 Carrinhos Para Produtos Para Defumar Varal 400 Varas de Alumínio 1 Sala Expedição 1 Mesa Grande 1 Embaladora Multivak Dupla câmera 1 Balança Grande Capacidade 300kg 1 Balança Pequena 1 Bomba para lavar Sala Rótulos 9 Prateleiras de Concreto 1 Datadoura 1 Câmara Fria Expedição Tem 1 Compressor Grande 1 Secador de Ar 1 Boiler Reservatório Água Quente 1000 litros 5 Caixas de Água em Cima do Frigorífico Cap. 1000 litros cada 1 Caixa 5000 litros Externa 2 Reservatório de Água 4000 litros cada 1 Reservatório 1000 litros Luz trifásica Padrão 200 = Trifásica 220w Estruturas 2 Banheiros com Vaso e divisão Chuveiro 1 Sala de Tripa 2 Vestiários 1 Lavanderia Completa 1 Almoxarifado Completo 1 Refeitório 50 pessoas, mesas e cadeiras Escritório com duas Salas e Banheiro Escritório com Ar Condicionado Mesas e Um computador e Impressora 4 Canil Área Frigorífico toda Monitorada por câmeras e alarme. Valores e disponibilidade sujeitos a alterações sem prévio aviso. O povoado de São Mateus do Sul surgiu como pouso e setor de apoio às bandeiras militares lançadas pelo governador da capitania de São Paulo, Dom Luiz de Souza Botelho e Mourão, visando a conquista de Guarapuava. Foi o Tenente Bruno da Costa Filgueiras, chefe da Quarta Expedição, com 25 homens, que se destinava a Tibagi, quem primeiro pisou nas terras de São Mateus do Sul, em 1769. O primeiro assentamento humano estabelecido nessas terras foi constituído em 1877. Posteriormente tentou-se formar uma colônia de imigrantes espanhóis que, por não se adaptarem à região, dispersaram-se, à exceção de alguns poucos remanescentes. Em 1855, chegaram os alemães, atraídos pela notícia da existência de petróleo na região, entre eles Rudolph Wolff e Gustavo Frederico Thenius. Inicialmente, a colônia recebeu o nome de Porto Santa Maria, em homenagem à protetora das esposas e filhos dos fundadores. Mais tarde, foi denominada Maria Augusta, em honra à esposa do engenheiro-chefe José Carvalho Sobrinho, um dos administradores da nova colônia. Finalmente, recebeu o nome de São Mateus. Em 1890, chefiados por Sebastião Edmundo Woss Saporski, chegaram os poloneses, em número de 2000 famílias, estabelecendo-se nas colônias Iguaçu, Canoas, Cachoeira, Taquaral, Água Branca e Rio Claro (hoje município de Mallet). No início a economia da colônia baseava-se na agricultura e no extrativismo, principalmente da madeira e erva-mate, principais riquezas da região. Com o advento da navegação a vapor no Rio Iguaçu, São Mateus transformou-se no mais importante porto e centro comercial da região e tornou-se município pela lei 763 do dia 2 de abril de 1908, sendo instalado oficialmente em 21 de setembro do mesmo ano. Em 1909 foi constituído em Termo Judiciário e, em 1912, em Cabeça de Comarca, sendo a sua sede elevada à categoria de cidade. A partir de 1943, por decreto estadual, o município passou a chamar-se São Mateus do Sul. Com o final do ciclo da navegação do Rio Iguaçu, nos anos 1950, iniciou-se um período de estagnação econômica que atingiu toda a região sul. A retomada do crescimento ocorreu no final da década de 1960, quando a Petrobrás decidiu implantar uma usina experimental para o aproveitamento do xisto existente no município. Com a exploração industrial desse minério, São Mateus do Sul recebeu um grande impulso em seu desenvolvimento industrial. O município conta hoje com mais de 40 mil habitantes, a maioria descendente dos imigrantes poloneses do século XIX, sendo um dos 40 municípios mais populosos do estado. Economia Situado ao sul do estado, distante 140 quilômetros da capital Curitiba, o município de São Mateus do Sul destaca-se na área industrial, pela usina de xisto da Petrobrás, uma inesgotável fonte de insumos energéticos e matérias primas (óleo, nafta, gás industrial e enxofre) para os mais diversos setores da indústria e pela produção de revestimentos cerâmicos de alta qualidade, produzidos pela Incepa. O município conta hoje com cerca de 100 indústrias nos mais diversos ramos. A indústria ervateira é outra atividade de destaque,[6][7] demonstrando o interesse do mercado na erva-mate (utilizada principalmente para chás e chimarrão) do município, que é considerado um dos maiores produtores brasileiros, com 50% de sua área de florestas e ervais nativos ainda preservados. As empresas de maior destaque são: Baldo S/A, Vier, Elizabeth, Maracanã, São Mateus e Rei Verde. São Mateus do Sul é o município com o maior volume de erva-mate extrativa, concentrando 17,8% do total nacional.[7][6] A produção no município atingiu aproximadamente 70 mil toneladas de erva-mate e gerou um valor de 100,5 milhões de reais em 2017.[8] Só a produção concentrada no município de São Mateus do Sul supera toda a produção do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.[6] A erva-mate cultivada na região de São Mateus do Sul possui reconhecimento de indicação de procedência, com critérios de qualidade específicos, que levam em consideração a genética, o cultivo, a produção e todo o processamento.[9][10][11] A produção agropecuária também tem uma importante participação na economia do município, registrando-se 6.300 propriedades no território municipal que é de 1340 km2. A produção agropecuária do Município ocupa o 23º lugar no ranking estadual, segundo dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB). Destacam-se como principais produtos: batata, milho, feijão, erva-mate, soja e fumo. Suínos, bovinos e aves e seus derivados também apresentam crescimento. São Mateus do Sul destaca-se pela forte contribuição à arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estadual ocupando a 19ª posição entre os 399 municípios, tendo atualmente a atividade econômica dividida em 40% relativos à agricultura e serviços e 60% relativos à indústria. A vocação turística deriva das raízes culturais na imigração europeia de predominância polonesa, da memória do ciclo da navegação fluvial, da existência de rios e lagos e, nos seguimentos executivo e técnico, dos negócios e tecnologias ligados ao xisto. O município é detentor de Selo Turístico conferido pela EMBRATUR. Transporte O município de São Mateus do Sul é servido pelas seguintes rodovias:[12] BR-476, que liga Curitiba a Porto União (BR-153) PR-364, que liga a cidade ao município de Irati PR-281, que liga a cidade ao município de Mallet PR-151, que liga a Palmeira e a Três Barras (Santa Catarina) Geografia São Mateus do Sul tem uma área de 1.342,633 km², tendo sua população estimada em mais de 40 mil habitantes. Estima-se que a maioria, cerca de 58% vivem na sede urbana e 42% na área rural, distribuídos em cerca de 5 mil pequenas propriedades. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o município possuiu mais de 29 mil eleitores. São Mateus do Sul faz limites com as cidades de Antonio Olinto, São João do Triunfo, Mallet, Paulo Frontin, Rebouças e Rio Azul, no estado do Paraná; e com Canoinhas e Três Barras, no estado de Santa Catarina. A água é abundante no município, cortado pelos rios Iguaçu e Potinga, e banhado ao sul pelo Negro, na fronteira com Santa Catarina. O clima do município é descrito como subtropical úmido mesotérmico, tendo seus verões frescos, invernos com ocorrência de geadas severas e frequentes. A área do município é coberta ainda em mais de 50%, por vegetação original da mata atlântica. A sede do município está a uma distância de 150 km de Curitiba, 120 km de Ponta Grossa, 90 km de União da Vitória e 240 km do Porto de Paranaguá.